A cidade de Rio Branco está intensificando seus esforços na luta contra a dengue. Diante da baixa procura pela vacinação nas unidades de saúde locais, a prefeitura lançou uma campanha voltada para as escolas da rede pública municipal, com o objetivo de imunizar crianças de 10 a 11 anos, mediante autorização dos pais.
Nessa terça-feira, 16, o prefeito Tião Bocalom participou do lançamento da campanha na Escola Bom Jesus, no bairro Taquari. A iniciativa conta com a parceria da comunidade escolar e dos pais dos alunos, visando garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, a proteção da população contra a doença.
O prefeito destacou a importância da vacinação e fez um apelo aos responsáveis pelas crianças.
“Iniciamos hoje a campanha de vacinação contra a dengue nas escolas, devido à baixa procura nas Unidades de Saúde em nossa capital, e aproveito e peço aos pais que levem seus filhos para vacinar, felizmente nossa capital tem o menor índice de dengue do país e para nos mantermos assim é necessário fazer a nossa parte em todos os sentidos inclusive se vacinando”, afirmou Bocalom.
O prefeito ressaltou a gravidade da situação em outras regiões do Brasil e o risco que a doença representa, enfatizando a necessidade de proteger não apenas as crianças, mas toda a comunidade.
“O que a gente pede o tempo todo e tenho insistido nisso é que os pais, mães, os avós, os responsáveis pelas crianças levem suas crianças para vacinar contra dengue. Em 2021 morreram três pessoas aqui em Rio Branco. No Brasil, a dengue está mantando para todo lado. Então vamos cuidar das nossas crianças, dos nossos idosos, todo mundo. Tem vacina sobrando e nós precisamos aproveitar.”
Bocalom também abordou a questão do desperdício de vacinas devido à baixa procura e destacou o custo do processo de imunização.
“As vacinas podem vencer a gente não quer jogar vacina fora, custa tão caro. A vacina da dengue é fundamental, então a gente está fazendo esse trabalho agora nas escolas, para poder a gente vacinar mais crianças. No sábado passado a gente fez uma campanha nas Uraps, infelizmente, poucos pais levaram suas crianças para vacinar. Então, estamos agora nas escolas, que a gente sabe da importância de uma vacinação contra a dengue”, concluiu.
Nesta quarta-feira, 17, as escolas que terão vacinação são Raimundo Hermínio (37 alunos) a partir 8h, Chico Mendes (100 alunos) a partir das 9h30, e Dona Mozinha (25 alunos) a partir das 10h30 da manhã.
A vacina também está sendo oferecida nas unidades de saúde:
- URAP Hidalgo de Lima;
- URAP Eduardo Assmar;
- URAP Rosângela Pimentel;
- USF Francisco Constâncio;
- URAP São Francisco;
- USF Maria Áurea Vilela (Cadeia Velha);
- URAP Vila Ivonete;
- URAP Roney Meireles;
- USF Manoel Alves Bezerra (Cidade do Povo);
- URAP Cláudia Vitorino.