Anunciada em 2022, a reconstrução do tradicional Mercado Elias Mansour, no Centro de Rio Branco, está perto de iniciar. Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, as obras devem começar ainda em maio deste ano.
Com um investimento de R$ 30 milhões, o secretário informou que toda a estrutura do mercado será refeita. A previsão é que a obra seja concluída em um prazo de 12 meses.
Segundo Cid, o local, que é um dos pontos turísticos da capital e tem mais de 40 anos, está com diversos problemas estruturais.
“Vamos ter a demolição e reconstrução do mercado. Reforma fizeram milhares, mas nunca resolveu nada, tem problema estrutural, problema elétrico, problema hidráulico, de todo jeito. Então, fizemos um projeto completo, vamos ter um estacionamento que será subsolo e muito mais”, disse o secretário.
O mercado tem mais de 100 boxes atualmente e cerca de 300 feirantes que trabalham no local com a venda de produtos diversos. Esses trabalhadores devem ser realocados em boxes montados próximo ao mercado.
“Após conversa com eles, ficou decidido que ficarão próximos ali do mercado mesmo. Nós vamos construir abrigos provisórios, porque assim eles preferiram. Íamos levar para um local melhor, mas seria mais distante. Eles preferiram ficar ali por perto, tendo em vista que é ali que está a freguesia deles. Alguns ficarão na frente do Parque da Maternidade”, concluiu o secretário.