Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comitê Chico Mendes vai reunir mulheres de diferentes biomas do Brasil em encontro no Acre

Comitê Chico Mendes vai reunir mulheres de diferentes biomas do Brasil em encontro no Acre

Mulheres da Floresta - Encontros de Saberes, Lutas e Resistências realizado na Semana Chico Mendes 2023 (Fotos: @damascenofernanda__)

O Comitê Chico Mendes promove entre os dias 19 a 21 de abril, próxima sexta-feira e sábado, o Encontro Bioma de Mulheres. Um evento que vai reunir lideranças de diferentes biomas do Brasil, em Xapuri, interior do Acre.

O “Bioma de Mulheres” vai reunir ribeirinhas, indígenas, quilombolas, agricultoras familiares, extrativistas, quebradeiras de coco, parteiras, professoras, profissionais de saúde, mães de santo, policiais, cacicas, midiativistas, pescadoras, marisqueiras, artesãs, benzedeiras, erveiras e curandeiras da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Mulheres que estão produzindo soluções constantes, a partir do uso de conhecimentos tradicionais, diante dos muitos problemas que impactam seus territórios.

O encontro propõe a construção de uma Aliança dos Biomas, rede de feminismos para fortalecer as relações interbiomas, conectando saberes e experiências, visibilizando as vozes e os protagonismos das lideranças em prol do fortalecimento das comunidades e da proteção dos territórios.

Segundo a diretora-presidente do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes, o evento propõe um Empate [método de luta pacífica criado por seringueiros acreanos entre 1970 e 1990 para impedir que latifundiários desmatassem áreas de floresta]. “Queremos empatar o que o sistema nos propõe, que é o individualismo. Por isso, queremos criar uma estratégia ancestral feminina de empate, com diversidade de territorialidades, histórias e conhecimentos presentes”, conta ela.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão (Fundape), Fundo Casa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, Memorial Chico Mendes e Ministério das Mulheres do Governo Federal.Comitê Chico Mendes vai reunir mulheres de diferentes biomas do Brasil em encontro no Acre

Protagonismo feminino valorizado

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre liderança feminina constatou que o “ambiente profissional corporativo brasileiro, em geral, está pautado em processos e formatos criados e estabelecidos quando às mulheres era conferido apenas o espaço doméstico.” Essa constatação nos leva a reflexões no cenário político, acadêmico, da floresta, do campo, das águas. A ideia de cargos de poder, de tomada de decisão e de influência social tem um imaginário criado e moldado para homens. O próprio conceito de liderança está atrelado à visão do homem, do grande líder. É preciso um esforço coletivo para que alternativas sejam discutidas, criadas e viabilizadas.

Sair da versão mobile