O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reforçou seu compromisso com a inclusão socioeconômica, especialmente no contexto agrícola, destacando a importância das cooperativas para esse fim. Em visita a Rio Branco, nessa sexta-feira, 12, o ministro Wellington Dias anunciou medidas para facilitar o acesso ao crédito aos agricultores familiares da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), como parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer o setor produtivo no estado.
A visita, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, teve como objetivo principal ouvir as demandas dos trabalhadores cooperados e conhecer de perto as instalações da Cooperacre.
Wellington Dias destacou a importância do modelo de cooperação desenvolvido pela cooperativa, que agrega valor às produções menores e as torna competitivas não apenas no mercado nacional, mas também internacional. Ele ressaltou o compromisso do MDS em apoiar iniciativas como essa, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.
“Esse modelo de cooperação que é desenvolvido aqui agrega valor ao trabalho de produções menores e os coloca em condição de competitividade no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior. É muito importante darmos esse apoio”, ressaltou Wellington Dias. A proposta do MDS pretende facilitar as opções de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A Cooperacre, que abrange cerca de 20 municípios, é responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país, exportando o produto para 12 países.
Além da castanha, a cooperativa também atua com borracha, polpa de frutas e palmito de pupunha, buscando sempre promover o desenvolvimento sustentável e a preservação da diversidade natural e cultural da Amazônia. Atualmente, a Cooperacre atende mais de 2,5 mil famílias extrativistas e agricultores cooperados.