Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Educação realiza fase municipal da seletiva de ciclismo dos jogos estudantis

Educação realiza fase municipal da seletiva de ciclismo dos jogos estudantis

Atletas da categoria masculina de 15 a 17 anos antes da competição. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Gestão Esportiva, realizou na tarde desta segunda-feira, 22, nas proximidades da Concha Acústica, em Rio Branco, a seletiva da fase municipal de ciclismo dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

A seletiva é realizada em parceria com a Federação Acreana de Ciclismo (FAC) e da competição participaram atletas das categorias de 12 a 14 anos (12/14), que irão participar da competição cuja fase nacional será realizada, este ano, em Salvador (BA), e de 15 a 17 anos (15/17), cuja fase nacional terá sede em Recife (PE)

No total, dez atletas participaram da seletiva, sendo seis da seletiva masculina de 15/17, três atletas femininas de 15/17, além de um atleta masculino da categoria 12/14. Eles realizaram um circuito de 1,2 mil metros. No masculino foram 50 minutos de prova mais uma volta e no feminino 35 minutos mais uma volta.

Dois atletas de cada categoria (masculino e feminino) se classificaram para a fase estadual. Do masculino avançaram os atletas Mauro Henrique da Rocha e Danilo Gomes. Na categoria feminina avançaram Alannis Victoria Ribeiro e Letícia Nery.

Para o chefe da Divisão de Gestão Esportiva da SEE, Kennedy Alencar, a parceria com a FAC é fundamental para a realização da seletiva. Ele destaca que, além do favoritismo de alguns competidores, as seletivas acabam por revelar bons atletas. “Por isso essa parceria com a FAC é importante”, destaca.

O presidente da FAC, Tuxauá Marques, explica que uma das novidades deste ano da seletiva é a aparelhagem com chip, que permite uma porcentagem de 99% de acerto nos resultados. “Sem falar na estrutura para os competidores, como o rolo de aquecimento, que também está sendo utilizado”, explica.

O primeiro colocado na seletiva masculina, Mauro Henrique da Rocha, estudante da Escola Heloísa Mourão Marques, já havia sido campeão no ano passado e representou o Acre na fase nacional. “Na fase nacional, ano passado, eu acabei caindo no segundo dia e fiquei em 6º lugar geral, mas a minha expectativa para este ano é muito boa”, afirma.

Danilo Moraes, da Escola José Rodrigues Leite, não conseguiu se classificar, mas já treina há dois anos e também já foi campeão estadual de montain bike em sua categoria, em 2022. “É a primeira vez que participo da seletiva, mas ano que vem vou ter a oportunidade de participar novamente”, disse.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile