Cerca de 15 mil moradores afetados pela enchente histórica do Rio Acre em Rio Branco e a enxurrada dos igarapés podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Junto com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Rio Branco iniciou o trabalho de planejamento para auxiliar na emissão de declaração do benefício. Também está sendo feita a atualização cadastral das famílias que receberam ajuda ano passado.
Para ter direito ao saque é preciso ter um saldo positivo no FGTS, comprovar que foi afetado pela enchente e não ter feito nenhuma movimentação nos últimos 12 meses no benefício. Essa solicitação pode ser feita no próprio aplicativo da Caixa.
Quem tiver dificuldade no processo de solicitação pode ir até o prédio da Defesa Civil Municipal de Rio Branco para obter ajuda dos servidores. O valor máximo do saque é de R$ 6,2 mil.
Conforme a Defesa Civil da capital acreana, a enchente deste ano atingiu mais de 15 mil pessoas. Muitas famílias ficaram em condições precárias e, para tentar amenizar o prejuízo, a prefeitura busca a liberação do FGTS.