Com a decisão tomada pela Justiça Federal que derrubou a bonificação regional de 15% para os candidatos do Enem que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas privadas ou públicas no Estado do Acre. Os estudantes da universidade federal do Acre e secundaristas estão organizando uma mobilização em defesa do bônus regional marcada para a próxima sexta-feira, 19.
A implementação da inclusão regional foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Ufac, em 2018, e tem como objetivo ser uma medida justa a fim de corrigir desigualdades históricas e oferecer suporte aos estudantes acreanos. É uma medida que buscar equilibrar as oportunidades de ingresso na universidade, na qual apresenta alunos que enfrentam diversos desafios provenientes de regiões mais remotas e desfavorecidas economicamente.
A mobilização está sendo divulgada nas redes sociais, entre os alunos e servidores da instituição. O movimento conta com uma agenda, iniciando na próxima quarta-feira, 17, com a produção de cartazes, no pátio da Associação de Docentes da UFAC (ADUFAC).
A manifestação na sexta, 19, será realizada na Praça da Revolução, Centro de Rio Branco, a partir das 15h.
Reportagem do Welligton Vidal – estagiário
Uma publicação compartilhada por Mobilização pelo bônus regional – Acre (@movimento19deabril)
Por: Wellington Vidal, estagiário em supervisão