O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), autorizou, nesta segunda-feira, 15, o repasse de verbas para a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes dos rios e igarapés no Acre.
Os valores, não especificados pela pasta, variam conforme os montantes solicitados nos planos de trabalho entregues pelos prefeitos, magnitude do desastre e o número de pessoas atingidas. Além disso, as quantias obedecem a critérios técnicos da Defesa Civil Nacional.
A verba deve ser usada para socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Também está prevista a aquisição de cestas básicas, kit dormitório, kit higiene, colchões, água potável, mosquiteiro, combustível, aluguel de veículos, embarcações, aeronaves, compra de reservatórios de água e custeio de alimentação para equipes de resgate.
“Entre as prioridades também constam serviços emergenciais de desobstrução de vias e canais de drenagem, limpeza urbana, demolição de estruturas comprometidas pelo desastre, reparo de muros e pontes, para garantir a segurança e a trafegabilidade”, informou o MIDR.