A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) decidiu, durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifac (Consu), realizada nesta sexta-feira, 26, pela suspensão do Calendário Institucional 2024 em decorrência do movimento de greve nacional de técnicos administrativos e docentes da Educação Básica, Científica e Tecnológica (EBTT).
Os conselheiros, representantes de alunos, de servidores técnicos e docentes, do Sinasefe, dos egressos e da comunidade externa, deliberaram, a pauta apresentada pela presidente do Consu, reitora Rosana Cavalcante dos Santos, de suspensão do Calendário Institucional 2024, após posicionamento dos diretores de campi, convocados para participarem da reunião, sobre a posição quanto a suspensão dos calendários acadêmicos.
A reunião do Conselho Superior foi transmitida no canal Oficial do Ifac no YouTube, após entendimento da presidente do Consu, Rosana Cavalcante dos Santos, de que igual às demais reuniões do Conselho, fosse cumprido um dos Princípios Constitucionais, de dar publicidade aos atos da Administração Pública.
De acordo com a decisão, as aulas dos seis campi do Ifac estão temporariamente suspensas, sendo que as atividades letivas serão recuperadas posteriormente, tão logo termine a greve. As atividades essenciais e inadiáveis serão mantidas, de acordo com as deliberações realizadas em assembleias pelos Comandos de Greve Locais.
A Reitoria do Instituto Federal do Acre acompanha o movimento e tem mantido diálogo com os comandos de greve, com os estudantes e comunidade interna e externa, e reitera que o Consu e gestores apoiam e respeitam o movimento de greve de técnicos administrativos e docentes da instituição, conforme Moção de Apoio e Nota publicadas no site institucional.