X

Ministério Público obtém liminar que garante consulta com neuropediatra para criança que espera atendimento há quase um ano

Unrecognizable little girl exercising with alphabet board during session with female child development specialist at clinic, small kid making words from colorful plastic letters, cropped image

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) assegurou, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, o direito à consulta com um especialista em neuropediatria para uma criança que aguardava há quase um ano na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão liminar foi proferida pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco.

A ação civil pública com pedido de antecipação de tutela, assinada pela promotora de Justiça Patrícia Paula dos Santos, foi ajuizada após a mãe da criança procurar o MPAC em busca de auxílio. A genitora relatou que tentou por diversas vezes agendar pelo SUS a consulta com neuropediatra, essencial para o diagnóstico de uma possível condição atípica, mas não obteve sucesso.

Após ofícios enviados às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e tentativas de solução extrajudicial sem êxito, o MPAC optou por ajuizar a ação civil pública para garantir o direito à saúde da criança.

Em sua decisão, o juiz José Leite Neto acolheu o pleito do MPAC e determinou que o Estado e o Município realizem o atendimento médico com especialista em neuropediatria no prazo de 15 dias.

Em caso de descumprimento, será realizado o bloqueio dos recursos necessários nas contas do Estado para assegurar o cumprimento da obrigação através de consulta em uma clínica particular.

Categories: Geral
Assessoria: