Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, sete pessoas morreram por choque elétrico em 2023 e Energisa alerta para medidas de segurança

Bicho-preguiça é flagrado passeando por rede de energia

No ano passado, sete pessoas morreram em acidentes com choques elétricos no Acre, segundo dados do Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgados pela Energisa Acre.

Ao todo, foram registrados nove acidentes por choques elétricos no estado acreano no ano passado, que resultaram em vítimas fatais.

Em 2022, o estado liderou o ranking de mortes por choque elétrico no país, na proporção por quantidade de habitantes, com 9,79 mortes para cada milhão de habitantes. Já no ano passado, o Acre ficou na 5ª posição entre os estados com maiores taxas.

Segundo a coordenadora de segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes, é preciso ter responsabilidade, seja em casa ou no trabalho, quando o assunto é rede elétrica.

“É essencial que todos estejam cientes dos riscos e adotem medidas preventivas, como realizar inspeções regulares em suas instalações elétricas, evitar o uso de equipamentos danificados ou não certificados e manter distância segura de áreas úmidas ao manusear eletricidade, por exemplo. Além disso, é importantíssimo contratar profissionais habilitados e com experiência quando o assunto envolver energia elétrica”, explicou.

Conforme o anuário, a maioria dos acidentes no Acre ocorre em ambientes residenciais e é causado, em grande parte, por eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Em áreas externas à residência são especialmente críticas, pois a combinação de eletricidade com água aumenta exponencialmente o risco de acidentes fatais devido a fugas de corrente, a exemplo das bombas d’água, comuns no estado.

Outra categoria significativa de acidentes residenciais está relacionada à falha na isolação de condutores elétricos. Isso inclui situações como o contato acidental com fios descobertos, tomadas e instalações provisórias.

Gabriella alerta que é de extrema importância evitar o uso de equipamentos sem regulamentação ou controle de qualidade, especialmente extensões e adaptadores tipo “T”.

A Energisa Acre dá dicas de cuidados para evitar acidentes elétricos que podem até parecer óbvios, mas que muitas vezes, no dia a dia são deixados de lado.

Confira:

Sair da versão mobile