Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo encerra nesta terça-feira

Foto: Cedida

Nesta terça-feira, às 15h, na Casa de Cultura da Gameleira, a Tropa Mamulungu de Teatro de Rua e Bonecos encerra a Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo, que foi ministrada pelo mestre bonequeiro Romualdo Freitas.

Os protótipos de bonecos confeccionados pelos participantes serão usados no espetáculo teatral Mistério da Natureza, que fala sobre o universo musical da mestra Francis Nunes, que é uma grande divulgadora dos conhecimentos tradicionais e de brincadeiras populares do Juruá.

“Na verdade, o que faremos amanhã não é um encerramento, mas uma mostra do primeiro passo para a montagem dessa intervenção cênica, que nesse primeiro momento foi a construção dos protótipos dos bonecos. Destacando a técnica que alia as questões ecológicas e ambientais que estão relacionadas ao universo da Francis Nunes. Ficamos felizes porque os participantes conseguiram uma ótima produção”, explica Romualdo Freitas.

A apresentação dos bonecos terá a presença da mestra Francis Nunes, que também participará da roda de conversa no local com aprendizes e o público em geral.

A produtora Patrícia Helena Costa realizou a oficina com recursos do Fundo Municipal de Cultura 2023 (Área do Patrimônio Cultural).

“Nosso objetivo é fazer uma adaptação utilizando personagens acreanos, além de lendas como a Mãe da Mata e o Mapinguari, abordando também diversos temas que envolvem a Amazônia”, complementa Patrícia Helena.

O Mamulengo é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz e só em 2015 foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN.

 

Sair da versão mobile