Em apenas uma semana, 29.475 pessoas já se inscreveram para concorrer a uma das 5 mil vagas disponibilizadas na edição deste ano do Programa CNH Social. O balanço foi divulgado ao site A GAZETA nesta segunda-feira, 29, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC).
Criado pelo governo do Estado, o programa tem a finalidade de possibilitar acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo.
As inscrições foram abertas no dia 22 de abril e vão até o dia 21 de maio e podem ser feitas no site Detran-AC.
No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma das categorias, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, deve ser informado no momento da inscrição.
Para participar, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e estar ativo há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.
CNH Social no Acre
O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores foi sancionado pelo governador Gladson Cameli em dezembro de 2021 e já oportunizou que mais de 7 mil pessoas obtenham a CNH de forma totalmente gratuita.
A previsão é que até 2026, mais de 20 mil pessoas obtenham a carteira de habilitação, por meio do programa, sem pagar nada.