X

Segurança Pública lança operação contra exploração sexual de menores

Operação acontece atendendo inicialmente Assis Brasil, Acrelândia, Plácido de Castro, Feijó e Sena Madureira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

No mês de maio se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou nesta terça-feira, 30, a Operação Caminhos Seguros, uma medida de combate à exploração sexual de menores, que acontece de 2 a 20 de maio.

A operação compreende um esforço do governo do Acre em viabilizar uma atuação integrada e harmônica entre as forças de Segurança do Estado, a fim de combater a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, por meio de medidas de proteção desenvolvidas pelas polícias Militar e Civil.

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, destaca que a operação é uma medida para assegurar a proteção e a redução dos números de violência praticados contra menores: “Esse mês as forças de segurança pública vão reforçar o trabalho de forma repreensiva e preventiva para garantir a proteção das nossas crianças, tanto do interior como da capital”.

O coordenador da operação  e diretor operacional da Segurança Pública, delegado Marcos Frank, explica que a ação conta com um deslocamento de policiais para o interior do Acre: “Para a realização da operação, foram ofertadas diárias para reforçar o efetivo e interiorização das ações”.

A comandante do Batalhão de Trânsito e tenente-coronel da Polícia Militar, Eliana Maia, conta que o policiamento de trânsito estará diretamente envolvido na execução das ações: “Estaremos trabalhando principalmente na repreensão e prevenção desses crimes nas rodovias do estado, atendendo inicialmente Assis Brasil, Acrelândia, Plácido de Castro, Feijó e Sena Madureira”.

A representante da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes, delegada Carla Fabiola, explica que a operação é uma ação pontual, mas que o trabalho de enfrentamento a essa violência acontece durante todo o ano: “A Polícia Civil vai dar um suporte maior às delegacias, tanto da capital, quanto do interior, justamente para que tenha um maior efetivo na parte preventiva, com a realização de palestras nas escolas, com o intuito de conscientizar as crianças e os gestores”.

Encerramento da Operação Átria

Na oportunidade também aconteceu o encerramento da Operação Átria de combate à violência contra a mulher em razão do gênero, que aconteceu durante todo o mês de março.

A operação, apoiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), aconteceu nos 22 municípios acreanos, com mais de 100 policias envolvidos, 2,1 mil pessoas alcançadas com palestras, 18,2 mil pessoas alcançadas pelas ações em mídia digital, com 1,2 mil diligências realizadas, 349 vítimas atendidas, 38 presos em flagrante, 16 suspeitos conduzidos à delegacia, 352 boletins de ocorrência registrados.

Categories: POLICIA
Assessoria: