O deputado estadual Eduardo Ribeiro deixou, nesta segunda-feira, 8, a presidência da Executiva do Municipal do PSD [Partido Social Democrático] de Rio Branco, Acre. A informação foi confirmada à GAZETA pelo próprio parlamentar.
Em uma carta emitida ao PSD, Eduardo destacou a sua insatisfação sobre algumas decisões da executiva estadual que sequer foram discutidas na executiva municipal.
“Decisões importantes vem sendo tomadas sem a devida consulta ao diretório municipal. Portanto, com a convicção de que é o melhor caminho a seguir para ambas as partes, comunico minha decisão de me afastar do cargo de Presidente Municipal do PSD, renunciando oficialmente às minhas funções”, disse o parlamentar, no documento enviado ao PSD.
A informação que circula, nos bastidores, é que Eduardo não teria gostado da manifestação precipitada de apoio feita pela senador Sérgio Petecão à candidatura do ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pelo MDB.
“Esta decisão não foi fácil e é tomada com um espírito de respeito e apreço pelo trabalho que todos nós desempenhamos no partido. Espero que ela sirva como um ponto de reflexão sobre como podemos melhorar nossos processos internos e nossa comunicação, garantindo que todos os membros se sintam valorizados e ouvidos”, disse Ribeiro em sua carta.
Questionada se teria assumido a coordenação da municipal, a vice-presidente Jesuíta Arruda afirmou que “não tem nada decidido ainda de quem assumirá”.
No PSD do Acre o clima não é dos melhores. Após 16 anos de caminhada e três mandatos consecutivos como vereadora na capital acreana, a irmã do senador Sérgio Petecão, Lene Petecão, deixou o partido na última sexta-feira, 5, e se filiou ao União Brasil. O motivo da desfiliação de Lene da agremiação não foi comentado pela alta cúpula do partido, mas, nos bastidores da política acreana, a informação é de que a parlamentar teria se sentido preterida pela agremiação e que uma provável candidatura da vice-prefeita e esposa de Petecão, Marfisa Galvão, à vereadora nestas eleições, teria agravado ainda mais clima.
Confira a carta na íntegra
Prezados membros do PSD,
Dirijo-me a vocês hoje para comunicar uma decisão que, após muita reflexão e consideração, tomei em relação à minha atual posição de Presidente Municipal do PSD em Rio Branco.
Ao longo de minha jornada nesta função, sempre me dediquei a promover os valores e objetivos do nosso partido, buscando, acima de tudo, a união e o fortalecimento do PSD em nível municipal. Acredito firmemente no poder da colaboração e na importância de cada voz dentro da nossa agremiação, entendendo que a pluralidade de ideias e a participação ativa são fundamentais para o nosso crescimento e sucesso.
Mas, recentemente, decisões importantes vem sendo tomadas sem a devida consulta ao diretório municipal. Portanto, com a convicção de que é o melhor caminho a seguir para ambas as partes, comunico minha decisão de me afastar do cargo de Presidente Municipal do PSD, renunciando oficialmente às minhas funções.
Esta decisão não foi fácil e é tomada com um espírito de respeito e apreço pelo trabalho que todos nós desempenhamos no partido. Espero que ela sirva como um ponto de reflexão sobre como podemos melhorar nossos processos internos e nossa comunicação, garantindo que todos os membros se sintam valorizados e ouvidos.
Quero expressar minha gratidão pela oportunidade de servir ao partido e pela confiança depositada em mim durante meu mandato. Continuo comprometido com os ideais do PSD e disponível para contribuir, de outras formas, para o nosso sucesso coletivo.
Finalizo reafirmando meu respeito ao MDB, partido que detenho admiração por sua história e amigos construídos.
Atenciosamente,
Eduardo Ribeiro – Deputado Estadual