O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira, 9, durante visita ao Acre, um investimento de mais de R$ 160 milhões para obras nos aeroportos do Acre. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento regional e abrir caminhos para a internacionalização do aeroporto de Rio Branco ainda este ano.
O ministro destacou a importância desses investimentos para o avanço do setor aéreo no país, em consonância com as estratégias de crescimento e desenvolvimento traçadas pelo presidente Lula. Ele enfatizou que essas medidas não apenas fortalecerão a infraestrutura aeroportuária, mas também contribuirão para o progresso econômico do Brasil, ao facilitar o escoamento da produção nacional.
“Nossa expectativa é que o aeroporto ficando pronto agora no mês de outubro, no mais tarde em novembro, a gente inicie junto a Receita federal, junto a própria alfândega e a Polícia Federal, a internacionalização do aeroporto aqui de Rio Branco, porque é fundamental a gente buscar novas rotas internacionais. Então nosso foco é ampliar a malha aérea brasileira, buscando novos voos aqui para o Estado, como também consolidar a internacionalização, que é um desejo antigo da população e do setor produtivo local, porque isso tudo é turismo de negócios, é turismo de cargos”, afirmou o ministro.
Além dos investimentos em aeroportos, Silvio Costa Filho mencionou o compromisso do Governo Federal em destinar recursos anuais de R$ 50 milhões para a hidrovia do Madeira, importante via de escoamento da produção acreana. Ele ressaltou a importância de estruturar cada vez mais a infraestrutura do estado para impulsionar sua economia.