Em agenda no Acre, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa nesta sexta-feira, 12, da entrega de cerca de 30 mil quilos de alimentos por agricultores e agricultoras familiares.
O evento é promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em mais uma etapa da execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado, que tem como objetivo a comercialização de produtos com destino à doação a pessoas em situação de insegurança alimentar.
O ministro chegou ao Acre nessa quinta-feira, 11, junto com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Além da representante do BNDES, Tereza Campelo.
A entrega dos 30 mil quilos de alimentos do PAA da Conab oriundos de cooperativas e associações da agricultura familiar é feita ao Banco de Alimentos do Mesa Brasil – SESC, em Rio Branco.
As sete cooperativas e associações que entregarão os produtos têm projetos aprovados pelo PAA que somam mais de 300 mil quilos de alimentos, os quais deverão ser entregues em etapas ao longo do ano.
O valor total das propostas chega a cerca de R$ 2,4 milhões, e deve beneficiar 166 agricultores familiares que atuam como fornecedores, e ainda 49 mil pessoas que receberão os alimentos em doação por meio das instituições socioassistenciais pré-definidas.
Os projetos de cooperativas e associações que colocaram o Sesc como entidade recebedora deverão produzir um total de 564.591 quilos de alimentos, cultivados por 281 agricultores familiares do Acre, em benefício de 87,8 mil pessoas.
O PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), auxilia os pequenos produtores na comercialização de cultivos da agricultura familiar. Por meio desse programa, o governo adquire a produção dos agricultores com projetos aprovados, e esses entregam os alimentos diretamente para as entidades beneficiárias, como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias.
Ainda nesta sexta-feira, 12, os ministros participam do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no auditório do Detran, em Rio Branco. Com programação extensa e diversificada, o evento busca promover um intercâmbio sobre preservação e desenvolvimento da região.