Os pré-candidatos à Prefeitura de Rio Branco Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom (PL) registraram crescimento nas intenções de votos e estão cada vez mais isolados na liderança para a disputa. É o que diz a mais nova pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 10, pela TV Gazeta.
Na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos para o 1º turno das eleições, Marcus Alexandre subiu 5 pontos percentuais em relação à última consulta, em dezembro do ano passado, se firmando com 39% das intenções. Já o atual prefeito da capital acreana, que tenta a reeleição, saltou 6 pontos, subindo de 28% para 34%.
Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram entrevistados, entre os dias 6 e 8 de abril, 800 eleitores de diferentes regionais, faixas etárias, rendas e escolaridades.
Quem também cresceu em intenções de votos foi a aposta do governador Gladson Cameli, Alysson Bestene (PP), que marcou 6% contra os 3% da consulta anterior. Emerson Jarude (Novo) foi de 3% para 5%. Brancos e nulos somam 8%, mesmo percentual obtido pelos que não sabem ou não responderam.
Confira:
Espontânea
O cenário muda na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores não citam os nomes dos pré-candidatos. Mais da metade (52%) das pessoas consultadas não respondeu ou afirmou não saber em quem votar no dia 6 de outubro. Já 15% declarou que irá anular o voto.
Apenas 13% citaram o ex-prefeito Marcus Alexandre e 12% Bocalom. Aparecem ainda entre os citados, todos com apenas 1% das intenções, o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara (PSDB), os deputados federais Socorro Neri (PP) e Ulysses Araújo (União Brasil), o ex-deputado estadual Jenilson Leite (PSB), além de Alysson Bestene e Emerson Jarude.
Confira: