Todos os 17 vereadores de Rio Branco tentarão reconquistar seus mandatos nas eleições de outubro deste ano. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 2, pela assessoria da Câmara.
As candidaturas serão lançadas pelos respectivos partidos e federações durante a temporada de convenções, entre 20 de julho e 5 de agosto.
Os parlamentares que quiserem trocar de sigla sem perder o mandato terão até esta sexta-feira, 5, para fazê-lo. A filiação em uma nova legenda deverá ser feita até, no máximo, sábado, 6.
Alguns vereadores se adiantaram ao prazo e já migraram de legenda, como é o caso do presidente Raimundo Neném, que largou o PSB para se filiar, em março, ao PL, seguindo o prefeito Tião Bocalom.
Outros, como o vereador Francisco Piaba, atualmente no União Brasil, ainda mantém o suspense da janela partidária.
Após a definição das candidaturas nas convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes de seus candidatos a vereadores na Justiça Eleitoral.
A campanha eleitoral está permitida a partir de 16 de agosto. No dia 30 do mesmo mês, começa a propaganda eleitoral no rádio e na TV. As eleições acontecem em 6 de outubro.