Trabalhadores da rede estadual de educação farão, nesta quarta-feira, 10, um protesto em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da cidade, por uma melhor valorização salarial. O ato está marcado para as 8h da manhã.
Entre os pontos a serem defendidos está o reajuste de 3,62% no piso do magistério e o retorno do aumento de 10% na referência – percentual que foi reduzido para 7% nos últimos anos. Participarão do ato professores, funcionários e aposentados.
Mesmo com manifestação marcada, as negociações estão acontecendo no decorrer desta terça, 9. Pela manhã, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) estiveram na Assembleia Legislativa (Aleac) para uma audiência pública sobre as demandas da categoria.
Na ocasião, a presidente sindical Rosana Nascimento expressou a frustração com a falta de apoio e reconhecimento dos deputados governistas, que não participaram da sessão.
“Há falta de cumprimento das promessas governamentais, dificuldade em obter reajustes salariais, o sistema da educação está em crise, com profissionais sobrecarregados e adoecidos. Temos um estudo que demonstra as perdas salariais significativas enfrentadas pelos profissionais da educação nos últimos anos, evidenciando a necessidade urgente de medidas corretivas por parte do governo”, pontuou.
Para a audiência, o governo enviou dois representantes: um da equipe econômica e outro da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Eles alegaram questões de arrecadação para a não concessão das reivindicações e ficaram de analisar as movimentações da receita para sentarem novamente com o sindicato.