Seja com o propósito de aliviar dívidas em aberto ou alavancar a estratégia de crescimento de uma empresa, as linhas de financiamento seguem como grandes aliadas dos empreendedores e proprietários de micro e pequenos negócios, também chamados de PME.
ara aqueles que estão em início de jornada, contudo, a aprovação de crédito pode ser um processo repleto de dúvidas e pouca assertividade, já que uma empresa em estágio inicial pode não ter garantias a oferecer como comprovação de sua capacidade de pagamento.
Para essas companhias, a aprovação de um empréstimo depende também de uma série de estágios que antecedem o pedido de crédito em si, e que devem começar por uma preparação cautelosa de documentos e comprovações financeiras.
Para auxiliar empreendedores em busca de crédito para alavancar seus negócios, Francisco Ferreira, CTO e CPO na Open Co (detentora da marca BizCapital) e Lucas Conrado, head jurídico e de relações institucionais do fundo de impacto social para pequenos empreendedores Estímulo, separam dicas para ampliar as chances de obter linhas de financiamento para sua PME.
Preparação em primeiro lugar
O ponto de partida, segundo os especialistas, está na busca por pendências em seu histórico de pagamentos. Segundo Francisco, muitas empresas desconhecem a existência dessas pendências graças à ausência de pesquisas prévias em birôs de crédito como SPC e Serasa, por exemplo.
“É muito comum ver empresas que não sabiam que tinham pendências, mas têm. O histórico de crédito é fundamental nesse processo”, diz.
O primeiro passo para empreendedores que buscam pela aprovação de crédito sem garantias é, portanto, a confirmação de que possuem um bom histórico na praça — o que é válido tanto para o proprietário quanto para os sócios.
Garantir que não haja nenhuma pendência prévia é fundamental para conseguir não apenas a aprovação do crédito, mas taxas e condições de pagamento mais vantajosas, defende.
“Com essa simples varredura é possível estimar a temperatura de como a instituição financeira vai enxergar a sua empresa”, diz.