Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Relacionamentos virtuais: Millennials e Zoomers preferem se conhecer bem antes do primeiro encontro

O uso de plataformas de namoro virtual se tornou uma parte integral da vida de muitas pessoas contemporâneas, especialmente os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e os Zoomers (nascidos entre 1997 e 2012). Para eles, o namoro online é tão familiar e comum quanto, por exemplo, se comunicar em redes sociais.

No entanto, se aprofundarmos essa questão, veremos que a abordagem ao namoro na internet mudou nos últimos anos. São essas mudanças que queremos discutir hoje.

Da transição rápida para encontros em pessoa para um namoro online prolongado

Durante muito tempo, os usuários de plataformas de namoro usavam esses serviços especificamente para conhecer pessoas e fazer o primeiro contato, após o qual tentavam transferir a comunicação para o mundo offline o mais rápido possível. Havia uma certa lógica nisso. Alguns tinham medo de perder a chance de conhecer uma pessoa interessante e preferiam encontrá-la pessoalmente o mais rápido possível para dar o próximo passo. Outras simplesmente não queriam perder tempo com mensagens de texto. Outras ainda nem sequer sabem porquê tanta pressa.

No entanto, como mencionamos anteriormente, as coisas mudaram. De acordo com um estudo recente realizado pelo aplicativo de namoro QuackQuack, os millennials e zoomers estão optando cada vez mais por ter uma conversa prolongada online primeiro, conhecer a outra pessoa melhor e só então marcar um encontro real. Não há mais a “tendência de pressa”, como havia alguns anos atrás. Essa é definitivamente uma tendência positiva.

Diante dessas mudanças, os usuários passaram a escolher com mais frequência os bate-papos por vídeo online para namorar.

Este é um fenômeno bastante interessante. As pessoas hoje usam as plataformas de bate-papo por vídeo para se comunicar confortavelmente online, mas, ao mesmo tempo, mantém um formato de conversa o mais próximo possível do real. A combinação entre namorar e fazer bate-papo por vídeo é uma ótima oportunidade para conhecer bem uma pessoa e decidir se você quer realmente encontrá-la pessoalmente e desenvolver um relacionamento.

A escolha de bate-papos por vídeo online que existe hoje é realmente muito impressionante. Todos os usuários com certeza encontrarão algo interessante para o seu gosto pessoal:

Como você pode ver, existe hoje um número suficiente de bate-papos por vídeo interessantes e originais. Dedique um pouco de tempo a explorar alguns e você certamente encontrará a opção ideal para seus objetivos.

Ao mesmo tempo, é muito importante lembrar das regras básicas de comunicação segura e de namoro na internet. Não se esqueça de que ainda existem muitos agressores e golpistas na internet. Sim, eles são em menor número nos bate-papos por vídeo se você comparar com os serviços de namoro clássicos. O motivo principal para isso é que eles não querem mostrar os seus rostos. Mas isso não é motivo para relaxar demais e confiar absolutamente em todas as novas pessoas que você conhece. E, ainda mais, não há necessidade de se apressar para encontrar uma pessoa que você mal conhece.

Mas por que agora as pessoas começaram a se estudar com mais cuidado antes de decidirem se encontrar em pessoa?

Existem, na verdade, várias razões:

Isso é especialmente verdade para as mulheres que desejam saber como seu parceiro reage perante situações difíceis, como ele se relaciona com diferentes aspectos da vida e dos relacionamentos e como ele se comporta em situações de conflito e estresse. As mulheres também querem eliminar “bandeiras vermelhas”, ou seja, sinais de agressão, violência, manipulação, mentiras, etc, antes de seguirem para relacionamentos mais sérios. Os homens também não têm urgência em sair com a primeira garota que respondeu a suas mensagens. Eles querem tentar primeiro avaliar o quão interessante, inteligente, engraçada e atraente ela é.

Conclusão: o namoro online está se tornando mais consciente

Finalmente, vale dizer que, no passado, não eram muitas pessoas que levavam o namoro online realmente a sério. Para muitos, isso era mais uma diversão simples do que uma chance de encontrar o amor ou pelo menos fazer novos amigos. Durante algum tempo, a sociedade não era muito receptiva ao fenômeno do namoro online.

Felizmente, hoje todos (ou quase todos) os estereótipos são coisa do passado. O namoro online se tornou uma parte integral da vida de milhões de pessoas modernas. Além disso, ele mostrou sua eficácia, pois mais de 17% dos casamentos modernos são entre pessoas que se conheceram na internet e esse número continua aumentando.

Portanto, se, por algum motivo, você até agora ignorou as plataformas de namoro online ou considerou que não valiam a pena, está na hora de se livrar desses estereótipos e crenças infundadas. Experimente. Você certamente vai gostar!

Sair da versão mobile