Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casal encontra tesouro do século 17 durante reforma na cozinha

Foto: Reprodução Revista Galileu

tra a reforma na cozinha e o tesouro descoberto — Foto: Duke’s

Um casal britânico encontrou em sua casa tesouros que datam do século 17. Entre os achados estão mil moedas de prata e ouro que se acredita que tenham sido escondidas ali durante a Guerra Civil Inglesa (1642-1646).

Os objetos foram vendidos em leilão por mais de 60,7 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 391,6 mil) no último 23 de abril, de acordo com a casa de leilão Duke’s. A descoberta foi feita durante reformas na cozinha da residência localizada no condado de Dorset.

A Duke’s informa que as moedas foram encontradas pelo proprietário da casa enquanto escavava com uma picareta à luz de tochas no final de uma noite em outubro de 2023.

“O imóvel foi adquirido pelos atuais proprietários em 2019 e estes iniciaram um extenso projeto de renovação”, diz a casa de leilão. “O moderno piso de concreto foi removido e o piso escavado em quase 60 centímetros para proporcionar maior altura ao andar de baixo da propriedade. Em algumas áreas havia lajes antigas sob o concreto, mas a área onde as moedas foram encontradas era de terra nua.”

Ao remover material do solo, a família observou uma tigela de cerâmica esmaltada e repleta de moedas. O objeto estava quebrado e não se sabe se isso foi decorrente da reforma ou se já estava nesse estado antes da descoberta.

Então, as moedas foram limpas e identificadas no Museu Britânico, que observou que elas devem ter sido depositadas no local em uma única ocasião entre 1642 e 1644. O conjunto varia de moedas que valiam seis centavos de libras esterlinas a uma moeda de ouro equivalente a uma libra. Elas retratam os rostos de monarcas que governaram sucessivamente de 1547 a 1649, como Eduardo VI, Maria e seu marido Filipe; Elizabeth I; Jaime I; e Carlos I.

A guerra culminou com a execução do Rei Carlos I e com o estabelecimento de uma república inglesa. “Se você fosse um monarquista ou suspeito de ser monarquista, poderia ter suas propriedades sequestradas (apreendidas) pelo lado parlamentar e vice-versa”, explicou Waseem Ahmed, um estudante de doutorado em história da Universidade College London, ao Live Science. Assim, não é de surpreender que pessoas escondessem seu dinheiro.

“Se não tivéssemos rebaixado o piso, elas [as moedas] ainda estariam escondidas lá”, disse a proprietária Betty Fooks ao jornal britânico The Guardian. “Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve a chance.”

Via Revista Galileu

Sair da versão mobile