Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre está entre os estados com crescimento nos casos de síndromes respiratórias, alerta Fiocruz

Acre está entre os estados com crescimento nos casos de síndromes respiratórias, alerta Fiocruz

Foto: Odair Leal/Sesacre

O Acre está entre os estados com destaque no aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas. É o que aponta o Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados correspondem à semana epidemiológica 19, que vai de 5 a 11 de maio. O estudo utiliza dados inseridos até o dia 13 de maio no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Além do Acre, outros 15 estados apresentam sinal de crescimento das síndromes respiratórias. Entre eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Conforme o estudo, da SRAG no país é decorrência fundamentalmente dos vírus VSR, Influenza A e rinovírus. Já com relação aos casos de Covid-19m a tendência observada, segundo os dados, se mantém de queda ou estabilidade em patamares relativamente baixos.

“A manutenção do crescimento do vírus Influenza faz com que cada vez mais a presença desse se aproxime do percentual associado à Covid-19 nos óbitos recentes de SRAG. Nas crianças pequenas, o VSR mantém-se como o principal vírus identificado casos de SRAG notificados, embora já apresente início de queda ou interrupção do crescimento em alguns estados do Nordeste, Centro-oeste e Sudeste. Já o vírus influenza, responsável pelo aumento de SRAG nos adolescentes e adultos, apresenta sinal de desaceleração no Nordeste e em alguns estados do Norte e Sul do país”, diz o estudo.

Sair da versão mobile