Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atriz Catarina Cândida estreia nova peça e fará ensaio aberto neste domingo

Foto: Cedida

Acreana de coração, a atriz Catarina Cândida, 24 anos, está participando de uma nova peça, intitulada “A bondosa”, e fará um ensaio aberto ao público, neste domingo, no Teatro Hélio Melo, às 19h30.

Catarina é atriz com formação pela “Evoé-Escola de Actores”, em Lisboa, Portugal e ficou muito conhecida no Acre, após a produção do monólogo Tonha, um espetáculo autoral, que retrata olhares sobre a vida do nordestino que saiu de sua terra para desbravar a Amazônia nos seringais. Talentosa, ela participou, recentemente, do elenco da série B.O da Netflix, na qual interpreta uma vilã, apresentando toda sua versatilidade artística em cena. 

Desta vez, na peça “A bondosa”, a atriz interpreta Graça, que é a empregada da protagonista Dona Mercedes.

“O meu papel é a Graça, ela tem uma função que eu acho muito bonita na peça, que é trazer a Dona Mercedes para a realidade em que ela está inserida, para o tempo em que ela está inserida, e que ela, por medo, por apego aos seus valores, não quer aceitar”, conta a Atriz

A obra é de autoria e direção de Elenckey Pimentel e conta a história de Dona Mercedes, uma senhora de meia idade que luta para se manter bem vista e quista na sociedade que ela tanto valoriza, tentando manter também vivos os princípios de “moral e bons costumes”, que ela crê serem bons para todos. Integrando o elenco, a atriz Cristiane Araújo interpreta a protagonista, Dona Mercedes. 

A peça tem indicação livre, e o ensaio aberto está com os ingressos à venda no valor de R$ 15,00 e podem ser adquiridos antecipadamente no perfil da artistas no instagram (@catarinacandida11) ou, presencialmente, na bilheteria do teatro. A estreia oficial do espetáculo está prevista para o próximo semestre, ainda sem data definida.

 

Catarina e Cristiane ensaiando para a peça. Foto: cedida

Trajetória

Catarina Cândida nasceu em Brasília, mas iniciou sua formação aos 11 anos, em Rio Branco, no Acre, na Oficina de Teatro Expressão, em parceria com Cia Garatuja de Artes Cênicas, com as professoras Jocelene Barroso e Núbia Alves. Aos 18 anos, retornou para Brasília, onde expandiu sua formação na escola Cia da Ilusão, ao mesmo tempo que cursava Psicologia, no Instituto UniCEUB.

Aos 19 anos, iniciou o estudos na “Evoé-Escola de Actores”, em Lisboa, Portugal. Para além da sua formação profissional, participou, também, em vários intercâmbios, com a ajuda da RIEA, realizados na Escola Acción- escena, em Madrid.

Atualmente, ela está passando uma temporada na capital acreana e, em breve, irá se mudar para São Paulo.

Catarina relatou A GAZETA as expectativas em relação à peça:

“Primeiro, é pisar de novo no palco onde o meu sonho de ser atriz nasceu, que foi o Hélio Melo. Foi o primeiro local em que fiz teatro, com a Jocelene Barroso e a Núbia Alves, como professoras. E ter a oportunidade de voltar para a casa onde tudo o que eu estou vivendo hoje nasceu, vai ter um sentimento muito especial. Lembrar as primeiras apresentações que eu fiz, os primeiros ensaios, os primeiros textos que decorei, os primeiros jogos que participei… foram ali no Hélio Melo”, conclui, emocionada. 

 

Sair da versão mobile