O projeto “Pacto pela Democracia – Rede de Fortalecimento Institucional e Combate à Desinformação”, idealizado pelas servidoras do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) Rosana Magalhães e Daniele Carlos, conquistou o terceiro lugar na categoria “Transparência e Fortalecimento da Justiça Eleitoral” no I Prêmio de Inovação Eleitoral.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quinta-feira, 16, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
A premiação reconhece as melhores iniciativas que buscam aprimorar e estimular novas ações inventivas que solucionem problemas comuns entre os órgãos da Justiça Eleitoral, com o compartilhamento de boas práticas e ideias que resultem na aproximação dos cartórios e dos tribunais eleitorais.
Ao todo, a primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.
Os três finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras, nomeadas pela Portaria TSE nº 201/2024. Os vencedores foram escolhidos a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.
“Muito gratificante figurar entre os finalistas do 1º Prêmio de Inovação da Justiça Eleitoral. Isso significa que estamos no caminho certo, que somos um Tribunal pequeno, mas com grandes ideias. Foram 400 inscrições e estamos figurando entre as 30 selecionadas dentre tantas iniciativas importantes. Estávamos competindo também com TSE, que tem um brilhantismo nessa área da desinformação, o TER de Pernambuco, também tem uma história muito bonita. Então, já é um prêmio figurar entre os finalistas e o TER do Acre está de parabéns por essa conquista”, disse Rosana Magalhães, diretora-geral do TRE-AC.
Pacto Pela Democracia
O projeto “Pacto pela Democracia”, realizado durante as Eleições de 2022, tem como objetivo principal combater a disseminação de informações falsas, inverídicas ou gravemente descontextualizadas que possam afetar a imagem da justiça eleitoral, bem como a integridade do processo eleitoral, incluindo a votação, apuração e totalização de votos.
A iniciativa não se restringiu apenas ao âmbito do TRE-AC, mas sensibilizou diversas instituições parceiras sobre a importância de aderir à rede de proteção e atuar em conjunto no combate aos efeitos nocivos da desinformação. A colaboração entre diferentes entidades visa preservar a reputação institucional e fortalecer a tranquilidade do processo eleitoral.
“Parece que a renovação está realmente no DNA do TRE do Acre, não é a primeira vez que é reconhecido por essa questão da inovação. Primeira vez foi pela idealização do E-título e agora nesse grande projeto de combate à desinformação, que é um grande problema que toda a Justiça Eleitoral tem como desafio, sobretudo, em ano eleitoral. E esse ano vai ser um ano que, com certeza, vamos desenvolver novamente porque realmente o Pacto Pela Democracia foi um sucesso”, afirmou a servidora Daniele Carlos.