X

‘De Olho no Trânsito’: prefeitura lança portal que vai monitorar principais vias de Rio Branco em tempo real

A Prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã desta terça-feira, 7, uma nova ferramenta tecnológica destinada a melhorar a gestão do tráfego urbano na capital acreana. Batizado como portal “De Olho no Trânsito”, o projeto visa oferecer à população rio-branquense e aos órgãos de trânsito um sistema de monitoramento em tempo real, utilizando câmeras instaladas em 12 pontos estratégicos da cidade.

O lançamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O monitoramento deve ser feito nas principais vias da capital acreana, entre elas na Avenida Getúlio Vargas, Avenida Ceará, Antônio da Rocha Viana, Estrada da Sobral, Chico Mendes e outras.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação (SDTI), coronel Ezequiel Bino, destacou a importância do novo recurso e disse que a ferramenta também deve servir para prevenção de acidentes de trânsito.

“Mais um investimento que a prefeitura de Rio Branco faz no sentido de nós termos uma ferramenta de gestão do trânsito urbano de Rio Branco, sob o controle dos órgãos de trânsito. É também uma ferramenta de prevenção de acidentes, porque nós vamos ter monitoramento nos principais pontos de Rio Branco com lentidão, com incidência de tráfego, de acidentes, enfim, e esses pontos vão estar monitorados. A partir desse momento, a gente espera que as pessoas tenham mais cuidado e respeito à sinalização de trânsito”, afirmou.

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, enfatizou a relevância do Portal para a mobilidade urbana.

“Nós implantamos mais de 300 câmeras pela cidade para contribuir com a segurança pública. Implantamos diversos procedimentos dentro da gestão pública no sentido de a gente poder agilizar trabalho. E agora, aproveitando o que já temos de infraestrutura do Rio Branco Mais Segura, também estamos colocando agora o De Olho no Trânsito. Já temos o De Olho na Obra. Isto vai facilitar a vida das pessoas na hora de sair de casa.  Acredito que isso é modernização, é o que tem nas maiores cidades do Brasil e do mundo. Eu tenho certeza absoluta que isso é um avanço tecnológico muito grande na gestão do trânsito aqui da nossa cidade”, disse Bocalom.

O projeto recebeu elogios também do Promotor de Justiça e representante do Ministério Público do Acre (MP-AC), Rodrigo Curti, que ressaltou o impacto positivo na fiscalização e na segurança pública.

“Mais uma vez, a Prefeitura merece ser parabenizada com investimentos na área da tecnologia, que vai propiciar uma fiscalização mais efetiva e mais eficiente do trânsito das vias da cidade de Rio Branco. Na ausência de recursos humanos, a tecnologia, ela vem suprir esse papel e é importante não só campanhas de conscientização, mas também a responsabilização dos infratores para que todos nós tenhamos um trânsito mais seguro aqui na nossa cidade.”

Além disso, o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, enfatizou a importância das câmeras para identificar infrações e promover uma cultura de respeito no trânsito.

“É a tecnologia chegando. É muito importante para os agentes de trânsito, as autoridades de trânsito poderem, através desse monitoramento, estar efetuando aí as autuações, porque essas câmeras vêm identificar aqueles que fazem atrocidade no trânsito, desrespeito à legislação, e que muitas vezes a gente não tem um contingente suficiente para estar presente nesses locais. Então essas câmaras, com certeza, vêm ser muito bem utilizadas para esse fim”, destacou o superintendente.

A Tenente-Coronel Eliana Maia, Comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Acre (BPTrans), ressaltou o caráter preventivo da ferramenta, que contribuirá para a educação dos cidadãos e o cumprimento das normas de trânsito.

“É uma ferramenta que vai nos auxiliar bastante. Porque além da fiscalização, tem um cunho também preventivo de inibição. A comunidade vai ter acesso, e ciência de monitoramento. Isso vai contribuir para que as pessoas também possam se educar mais e obedecer mais às normas de circulação e conduta no trânsito.”

Categories: Geral
Iryá Rodrigues: