A Defesa Civil Municipal de Rio Branco fez um alerta sobre a situação crítica do Rio Acre. É que o manancial apresenta um nível muito abaixo do normal para esta época do ano, indicando uma possível seca severa nos próximos meses.
Conforme o tenente-coronel Cláudio Falcão, diretor da Defesa Civil Municipal, enquanto a média esperada seria de 5,63 metros, o Rio Acre marcou apenas 3,35 metros nesta terça-feira, 14, na capital acreana.
Falcão afirmou que está monitorando a quantidade de chuvas em Brasiléia, o que pode resultar em um leve aumento no nível do rio nas próximas 60 horas. No entanto, se não houver chuvas na região, há o risco de que o rio atinja um nível abaixo de 3 metros ainda em maio, em Rio Branco.
“Nosso plano de contingência de escassez hídrica está pronto para ser colocado em prática. De 2015 para cá, o Rio Acre nunca esteve tão baixo para essa época. O ano que apresentou menor marca foi 2022, com 3,47 metros nessa mesma época, e naquele ano ficamos com 1,25 metro em setembro. Este ano estamos muito mais baixo ainda”, alertou Falcão.