Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Engenheira une consciência ambiental e maternidade em empreendimento de produtos ecológicos ‘Mãe da Mata’

Empresária e ativista Iwlly Cavalcante – Foto: Cedida

A empresária, engenheira florestal, ativista socioambiental e mãe, Iwlly Cavalcante Silva, de 29 anos, é destaque no cenário sustentável do Acre. A sua empresa Mãe da Mata, que nasceu em setembro de 2019, é uma das primeiras empresas no estado a trabalhar exclusivamente com produtos ecológicos, produzidos a partir de matéria-prima nacional. 

Com base no modelo empresarial ESG (“Environmental, Social and Governance”), ou seja, tem no cerne do negócio as temáticas de meio ambiente, social e governança, a Mãe da Mata iniciou suas atividades como uma loja online de revenda, comercializava fraldas, bolsas ecológicas, produtos de higiene, coletores menstruais, higienizadores íntimos, protetores para seios e absorventes de pano.

Com o tempo, e o crescimento do negócio, a Mãe da Mata passou a produzir os próprios produtos. Não de graça o empreendimento traz a maternidade no nome, pois a empresária desenvolveu o negócio quando engravidou de sua filha Alice, hoje, com 5 anos.

“A ideia da empresa partiu do meu próprio uso. Eu sou engenheira florestal e ativista socioambiental e, quando eu estava grávida, tomei a decisão de que a minha filha iria usar fraldas ecológicas. Contudo, não imagina que essa atitude fosse me despertar para um mundo de produtos ecológicos e sustentáveis e, além disso, fosse me tornar uma empreendedora”, conta Iwlly.

A ativista conta que quando Alice tinha apenas três meses, ela decidiu que iria abrir a “Mãe da Mata”. Empreendimento totalmente voltado para o consumo consciente de produtos ecológicos e sustentáveis. Além disso, a loja teve como foco o Estado do Acre, visando semear a ideia do consumo consciente e de menos poluentes, como o plástico, por exemplo.

Fraldas ecológicas e sustentáveis já foram doadas aos milhares no Acre – Foto: Cedida

Jornada Desafiadora 

Em uma vida de muitas frentes de atuação, Iwlly divide seu tempo maternando, empreendendo e se dedicando a profissão de engenheira florestal. Apesar de todas as frentes estarem conectadas, não é fácil lidar com toda essa amplitude, entretanto, a acreana tem superado as dificuldades e continuado.

“Ser mãe solo não é fácil. Você tá sozinha e paralelo, no meu caso, ainda tenho que lidar com toda a organização de um negócio, comunicação. Tenho que ser mãe, cuidar da casa, pagar as contas, esse é o maior desafio: ser múltipla e ter que dar conta de tudo”, salienta a empresária.

Motivação Socioambiental 

A crise climática pede mudanças de hábitos inteligentes, e isso também motiva a empresária. O plástico, que é produto muito consumido no Planeta, leva entre 400 a 500 anos para se decompor na natureza. Ativista da causa ambiental, Iwlly destaca a importância de empreendimentos que trabalham com produtos ecológicos, para mudarmos a dinâmica predatória de poluição na Terra.

“Itens utilizados no dia a dia como embalagens de desodorantes, shampoo, absorventes, fraldas, escova de dente e, tantos outros, causam um impacto muito grande no meio ambiente. Muitas vezes, a gente não entende o motivo das emergências climáticas, mas, é por isso: os produtos acessíveis à população são altamente poluentes, que levam anos para se decompor, por isso, a minha motivação vem desse lugar de conseguir proporcionar para as pessoas itens de qualidade, biodegradáveis e não poluentes”, explica.

Associação Mãe da Mata

Como a empresa tem o modelo ESG, a atuação da marca vai além dos negócios. Desde 2019, o empreendimento desenvolve ações sociais, que beneficiam a sociedade, a exemplo da doação de mais de 3 mil fraldas ecológicas, realizada pela Mãe da Mata em parceria com outra marca nacional. Durantes as enchentes no Acre, a empresa também realizou a doação de produtos e, atualmente, está doando 1.200 unidades de absorventes ecológicos.

As ações acontecem com fomento de um edital aprovado pela Mãe da Mata, no Fundo Elas, uma organização não-governamental feminista brasileira, que também está viabilizando a criação da Associação Mãe da Mata.

“ A nossa empresa é pensada para as mulheres e trabalha com mulheres gerando renda e emprego em nosso estado, influindo na economia, sobretudo, feminina”, observa Iwlly.

Absorventes de pano produzidos pela Mãe da Mata – Foto: Cedida

Conquistas pelo caminho 

Em 2024, a “Mãe da Mata” celebra 5 anos de mercado e existência, com um legado de sustentabilidade, sororidade e um jeito materno de empreender. Para a fundadora e proprietária do negócio, Ywlly Silva, uma das maiores conquistas foi confeccionar no Acre produtos ecológicos e sustentáveis de qualidade, equiparados a outros produtos nacionais, além formar novas parcerias e envolver muitas mulheres nos projetos sociais realizados.

No ano passado, a Mãe da Mata recebeu a bonificação do 1° Prêmio Ambev de Inclusão Produtiva: Empreendedorismo e Empregabilidade. Em todo o país, apenas dez iniciativas foram selecionadas. 

 

Por Wellington Vidal

 

 

Sair da versão mobile