O Campeonato Brasileiro de Xadrez das Forças Armadas e Segurança Pública, edição 2024. foi promovido nesta semana. O Acre foi escolhido para sediar a competição, que contou com a participação de 7 Estados brasileiros e 49 competidores.
Na arte da estratégia e da concentração, o primeiro lugar foi garantido pela estudante Alanna Cistina, do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET).
Alanna Cristina, de 17 anos, garantiu o primeiro lugar na categoria feminino absoluto. Representando o Instituto Militar de engenharia do Rio de Janeiro, a aluna Ana Camila, de 25 anos, garantiu o segundo lugar. O terceiro lugar também foi do CMET, garantido pela aluna Laura Neri, de 13 anos.
As partidas foram acirradas e duraram cinco dias, chegando a ultrapassar 4 horas de competição em cada partida. Além do primeiro lugar na competição, Alanna Cristina foi a primeira acreana a ganhar o título de mestre nacional feminino, que é concedido somente para os primeiros lugares da categoria
Alanna Cristina compõe a equipe de alunos que tem o interesse em aprender o esporte, que é ensinado pelo 2° SGT PM Neurismar. O militar que já possui vasta experiência no esporte conquistou o primeiro lugar na sua categoria, sendo também intitulado mestre nacional/masculino.