Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes da Ufac realizam sarau em apoio a greve estudantil, nesta sexta-feira, no Bloco de Artes Cênicas

Foto: Cedida

Os comandos de Greve Estudantil e Docente da Ufac em parceria com 3º Circuito de Arte Independente promovem nesta sexta-feira, 31, o ‘Sarau da Greve’ que conta com apresentações de dança, música, exposições de arte, cultura hip-hop e poesia. A organização do evento é feito pelos estudantes, e será realizado das 18h às 23h, no bloco de Artes Cênicas/Teatro e Música, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A greve dos professores foi discutida em assembleia, no dia 29 de abril e iniciada no dia 2 de maio. Enquanto os técnicos administrativos da Ufac estão com as atividades paralisadas desde o dia 11 de março. Para dar mais força ao movimento, os estudantes também declararam greve estudantil, no dia 22 de maio unindo as três categorias.

De acordo com o acadêmico, Kássyus Oliveira,  do curso de Licenciatura em História e membro do Comando Local de Greve Estudantil (CLGE), o objetivo do sarau é aproximar mais os alunos do movimento grevista e integrar a arte nessa luta política. 

“Muitas das vezes não sabemos o que é uma greve e para o que ela serve, mas de forma resumida, ela serve como um instrumento político de luta. Enquanto estudantes, algumas atividades precisam ser desenvolvidas para que mais deles entendam a importância de integrar o núcleo grevista de perto, porque isso soma participação e luta conjunta. Por isso, a ideia do sarau cultural é tanto para aproximar mais os discentes, quanto para que durante sua realização seja possível levantar as questões que nos são mais valiosas. Por sua vez, isso nos permite construir um trabalho de base mais sólido”, diz Kássyus.

O estudante complementa explicando sobre as reivindicações levantadas pelo CLGE a respeito da permanência dos estudantes na universidade com um ensino de qualidade, melhores condições no Restaurante Universitário (RU), bolsas, auxílios e professores ativos ministrando aulas, tendo em vista que segundo o discente muitos cursos possuem essa defasagem.

O 3º circuito Circuito de Arte Independente que é organizado por artistas estudantes da Ufac também estará presente no evento expondo sua variedade artística. Também vai acontecer a venda de comidas, bazar, brechós e palco livre. 

“Além é claro, das pautas grevistas, dentro das apresentações será possível ver o quanto o corpo social tem a agregar dentro do movimento, porque muitos deles trazem consigo uma bagagem cultural e artística para dialogar com o ouvinte. Mostrando que todos ali presentes fazem parte da luta e, portanto, estão sendo convocados para fazer parte. Afinal, arte também é política”, conclui o estudante.

Foto: Reprodução/Instagram

 

Sair da versão mobile