Moradores de diversos países pelo mundo tiveram a chance de ver a aurora boreal por causa de uma tempestade solar. Os cientistas definiram o acontecimento como “evento muito raro” e é causado por um grande aglomerado de manchas solares.
Desde a manhã da última quarta-feira, 8, várias erupções solares, de moderadas a fortes, fizeram com que as auroras boreais fossem vistas até no sul do hemisfério, em nações como Argentina e Chile.
Essas atividades solares aumentam à medida que o Sol se aproxima do pico do seu ciclo de 11 anos. E isso está acontecendo entre a noite de sexta, 10, e a manhã deste sábado, 11. Mas pode persistir por todo o fim de semana.
Países em que o fenômeno é raro conseguiram enxergar, como Irlanda, Grã-Bretanha, República Tcheca e Alemanha. “Essas condições podem continuar no sábado à noite, mas ainda temos que definir alguns detalhes sobre onde exatamente isso acontecerá”, apontou porta-voz da britânica Met Office, Stephen Dixon.
“Sinto como se estivesse tendo uma experiência religiosa – ou uma abdução alienígena. Não tenho certeza de qual”, tuitou o professor de ciências David Boyce, da Inglaterra.
Metrópoles.