O governo do Acre anunciou o envio, a partir desta quinta-feira, 9, de um oficial, três militares do Corpo de Bombeiros e equipamentos para integrar os esforços na busca e resgate de vítimas das inundações que castigam o estado do Rio Grande do Sul.
Além dos militares especialistas em desastre e pilotagem de embarcações, o estado acreano está enviando uma embarcação, uma viatura e equipamentos de proteção individual e de salvamento.
Por conta da logística, a expectativa é que a equipe acreana chegue em Porto Alegre entre os dias 16 ou 17 de maio. Não há data para retorno da equipe.
O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do estado nesta quinta e disse que a ação se trata de questão humanitária.
“É uma forma de o Estado tentar ajudar com todas as medidas possíveis. É o momento que o Brasil está unido em ajudar o Rio Grande Sul. São mais de 300 municípios, pelo que tenho acompanhado pela imprensa nacional. Tem muitos que ainda estão aumentando o nível das águas. É uma situação realmente de calamidade e de emergência. E cabe a nós unir nossas forças. No extremo norte do Brasil, o Estado do Acre está colaborando com o Rio Grande Sul, que está na outra ponta. De Brasil a Brasil”, disse o governador.
Campanha solidária
Em solidariedade, diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado do Acre também reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul.
Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.