O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nessa quarta-feira, 8, o envio de 30 ônibus elétricos para renovar a frota de coletivos na capital acreana. Também foi anunciado investimento em dois projetos de regularização fundiária para o Acre.
As medidas fazem parte de mais uma etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, dos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
As liberações foram feitas após a prefeitura de Rio Branco apresentar uma série de projetos ao governo federal.
Conforme o governo federal, o Acre teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades.
Os benefícios anunciados para Rio Branco devem alcançar mais de 364,7 mil pessoas, o que representa cerca de 44% da população do estado.
Na última segunda-feira, 6, a prefeitura de Rio Branco apresentou um ônibus elétrico que está na capital em fase de teste pelos próximos 60 dias, marcando o início do projeto de substituir gradualmente a frota de ônibus tradicionais por veículos elétricos.
Dos 30 ônibus que devem ser enviados a Rio Branco, 20 são no modelo ‘padron’ e 10 articulados. Alguns motoristas já começaram a ser treinados para dirigir os veículos.
Já as ações de regularização fundiária estão no programa “Periferia Viva – Urbanização de Favelas”, com ações voltadas às áreas em situação de maior vulnerabilidade social. Não foi divulgado quando essas ações devem ocorrer.