O Rio Grande do Sul está enfrentando uma verdadeira catástrofe natural. Diante do cenário caótico devido a enchente do Rio Guaiba, o médico acreano Thiago Mappes e a sua esposa, a dentista Pollyana Cavalcante, que moram há 7 anos em Santa Catarina, decidiram utilizar o fim de semana de folga para realizar atendimentos médicos em abrigos de Porto Alegre, RS.
Além do casal, outros profissionais da saúde também foram na missão. Eles chegaram à Porto Alegre na noite desse sábado, 3, e se reuniram com a equipe que coordena as ações emergenciais. Tão logo se apresentaram, os médicos voluntários foram levados para um abrigo onde iniciaram os atendimentos.
“Chegamos e já fomos atender as pessoas que estão em um abrigo da prefeitura de Porto Alegre. Há muitos idosos, pessoas com comorbidades, pressão alta, ferimentos e dores. Nós temos treinamento em emergência e neste domingo (5) vamos atender as pessoas nas áreas mais afetadas”, relatou Thiago, ao AC 24 Horas.

Thiago é natural de Cruzeiro do Sul e a esposa dele de Mâncio Lima, interior do Acre. Ele atende no Hospital de Jaguaruna, em Santa Catarina, mas a solidariedade o fez ir, com uma equipe, até o Estado vizinho, onde 55 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas.