Celebrado neste domingo, 12, o Dia das Mães abre um leque de oportunidades para alavancar pequenos negócios, sendo uma das três melhores datas para a economia, ao lado do Natal e da Black Friday. Muitas mães empreendedoras aproveitam a data para conquistarem o melhor presente possível no mundo dos negócios, que é o aumento expressivo no faturamento.
É o caso de Naíma Tarine, que possui uma loja de cosméticos e presentes localizada no bairro Nova Esperança, em Rio Branco, no Acre. Nos últimos dias, ela viu a busca por itens de seu estabelecimento disparar 90%, aquecendo as economias da família.
“Em datas como essa, a procura sobe bastante, com muitas pessoas e até empresas encomendando as lembrancinhas personalizadas que eu preparo ou adquirindo os itens já prontos para venda”, comemora a mamãe da pequena Zamira, de apenas dois anos.
E foi justamente a maternidade, com seus custos e desafios, que incentivou Tarine a empreender. Casada há cinco anos, ela saiu de Porto Velho (RO), em janeiro de 2022, para tentar a vida no estado vizinho, montando seu pequeno negócio em casa, cinco meses após desembarcar em terras acreanas.
“Comecei do zero e conquistei minha clientela e seguidores aos poucos”, lembra a empreendedora. O resultado de seu esforço se refletiu em outubro do ano passado, quando ela abriu a loja física, onde recebe clientes de segunda a sábado, nas manhãs e tardes.
No mundo dos pequenos negócios, porém, nem sempre se cresce sozinho. Quando decidiu empreender, Tarine contou com uma rede de apoio do coletivo Elas Fazem Acontecer, que reúne, em feiras ao ar livre, pequenos empreendimentos tocados por mulheres, como forma de incentivar a autonomia financeira feminina.
“Por ser nova na cidade, tive esse acolhimento do coletivo de mulheres. É um grupo que emana muito amor e do qual eu só tenho gratidão. O Acre me trouxe muitas oportunidades”, afirma a empresária, que vende de pelúcias a canecas, com opções de kits personalizados conforme o gosto e a necessidade do cliente.
De mãe para mães
Com a aproximação do Dia das Mães, Tarine preparou diversos produtos especialmente para a data, com o carinho e o cuidado que só uma mãe sabe ter. “Me sinto privilegiada em distribuir afeto para outras mães. A cada encomenda eu procuro colocar todo o amor para que elas se sintam prestigiadas pelo seu dia”.
Sobre o desafio de conciliar a maternidade e os negócios, a empreendedora afirma que precisa se desdobrar entre dar atenção à filha e ao trabalho, uma realidade de muitas outras mulheres.
“A Zamira está sempre comigo. Uma criança de dois anos ainda está aprendendo a lidar com as emoções e precisa desse contato. Quem é mãe e empreendedora sabe dessas dificuldades”.
A loja Tarine Cosméticos e Presentes possui uma página no Instagram onde expõe vários de seus produtos, além de preços e formas de pagamento.