O número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 100, de acordo com balanço da Defesa Civil publicado às 12h desta quarta-feira (8/5). As enchentes atingiram 1,4 milhão da população gaúcha nos últimos dias.
Há 128 desaparecidos e 372 feridos nessa tragédia socioambiental. Outras quatro mortes são investigadas para saber se têm relação com os eventos meteorológicos que deixaram um rastro de destruição no estado.
Até o momento, 417 municípios foram afetados, onde mais de 163 mil estão desalojados e 66 mil encontram-se em abrigos públicos.
A previsão do tempo indica que as chuvas no Rio Grande do Sul vão continuar instáveis até o fim de semana. Além disso, a região pode sofrer com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer uma onda de frio e ventania.
Entre as medidas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ajudar a recuperação do estado, está a suspensão do pagamento das parcelas mensais da dívida do RS com a União, como mostrado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. O valor total do débito chega a R$ 92,8 bilhões.