Esta semana será marcada pela chegada de mais uma onda polar ao Acre – a terceira -, mas, desta vez, provocando a primeira friagem de 2024. A previsão é do meteorologista Davi Friale, conhecido por suas análises sobre o clima na região.
Segundo o meteorologista, a friagem não será forte, mas moderada, com temperaturas mínimas previstas, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, entre 15 e 18ºC, a partir da próxima terça-feira, dia 14 de maio.
Antes da incursão dessa massa de ar frio, o tempo ficará instável, com chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de ventanias, raios e, eventualmente, queda de granizo. O calor, com chuvas pontuais, predominará até esta segunda-feira, dia 13.
“Alertamos o sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que essa mesma onda de frio provocará frio intenso, com queda acentuada da temperatura, também a partir de terça-feira. Os termômetros, em muitas cidades, poderão marcar temperaturas abaixo de zero”, afirma o pesquisador.
Além do Acre e do sul do Brasil, essa onda de frio deve atingir, também, Rondônia, Mato Grosso, sul e sudoeste de Goiás, sul do Amazonas, planícies da Bolívia e região de selva do Peru.
As menores temperaturas de 2024, até o momento, no Acre, foram 20,4ºC, registrada em Epitaciolândia, no dia 24 de março, e 21,6ºC, em Rio Branco, no dia 21 de fevereiro.
Já a maior temperatura de 2024, até o momento, registrada no Acre, foi 37,0ºC, em Tarauacá, no dia 28 de março. Em Rio Branco, a maior temperatura foi 34,9ºC, no dia 12 de março.