A prefeitura de Rio Branco deu um passo importante em direção à modernização e sustentabilidade do transporte público na capital acreana. Um ônibus elétrico foi apresentado nesta segunda-feira, 6, e vai estar em fase de teste pelos próximos 60 dias, marcando o início de um projeto que visa substituir gradualmente a frota de ônibus tradicionais por veículos elétricos.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a introdução do ônibus elétrico é parte de sua proposta de modernização desde o início de seu mandato.
A primeira fase do teste consistirá na circulação do ônibus em algumas linhas da cidade por 60 dias, iniciando pela rota da Universidade Federal do Acre (Ufac) ao Terminal Urbano e retorno para a Ufac.
De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, essa etapa servirá para avaliar a viabilidade do uso dos ônibus elétricos em diferentes condições de tráfego e demanda.
“São 60 dias de prova de conceito, teste de viabilidade, daí a gente vai estar extraindo algumas características dos ônibus que vai ser feita a requisição, já corrigindo algumas coisas pela particularidade da cidade de Rio Branco. Isso porque, precisa adaptar para a nossa cidade. Vai que tem uma diferença pouca, mínima, mas tem que ter esses ajustes, por isso há a prova de conceito, a prova de viabilidade desse teste em 60 dias, pra gente observar em todas as linhas aqui dentro da cidade de Rio Branco e poder ter a oportunidade de fazer esses ajustes”, explicou Clendes.
Durante a apresentação do ônibus elétrico, o prefeito Bocalom enfatizou a importância da modernização do transporte público como parte de um plano mais amplo de desenvolvimento da cidade.
“A modernização do transporte coletivo é fundamental, como o barateamento também, que foi o que a gente já fez logo no primeiro ano de mandato nosso, reduzimos o valor da passagem. Hoje, se fosse cobrar passagem pelo preço que está o óleo diesel, seria alguma coisa próxima de R$ 7 reais. No entanto, a população ainda está pagando 3,50. A prefeitura banca essa diferença, coisa que nunca foi feita”, afirmou o prefeito.
Bocalom também destacou a parceria estabelecida com a empresa Marcopolo, que disponibilizou o ônibus elétrico para o teste em Rio Branco.
“Nós estamos trazendo esse ônibus aqui, que é uma gentileza da Marcopolo, pra gente poder fazer um teste aqui em Rio Branco. Eu estou feliz que está aqui o ônibus. Nas outras cidades, eles fazem um teste de 30 dias e, para Rio Branco, eles mandaram para ficar 60 dias. Então, é a prova maior de que nós queremos realmente modernizar a nossa cidade. E o transporte coletivo elétrico é uma forma de modernização. Inclusive, é uma modernização com sustentabilidade ambiental”, concluiu Bocalom.