O Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde, proporcionou dignidade menstrual para 5.457 mulheres, com a entrega de 252.736 absorventes no estado do Acre. Os dados são referentes aos primeiros meses do ano.
Atualmente, o Acre possui 18 farmácias credenciadas em 12 das 22 municípios. E a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) é um canal importante de disseminação para que o acesso ao programa chegue ao maior número de pessoas.
O governo federal criou o Programa Dignidade Menstrual para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos para mulheres entre 10 e 49 anos, que não têm acesso a esse item fundamental.
Cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias. Recentemente, o número de farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil subiu para 18. A lista completa e endereço de cada unidade está disponível no site.
A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, destaca que o programa é um passo importante para a promoção da saúde e do bem-estar a todas as mulheres do país.
“São muitos os casos em que mulheres têm de utilizar, como absorvente, itens que não são adequados para este uso. Muitas chegam a usar jornais no período menstrual. Sabemos que a falta deste tipo de produto pode ter consequências na saúde física, bem como na emocional e até social, já que limita a participação da mulher na vida cotidiana e exacerba as desigualdades sociais”, destaca.
A secretaria tem se envolvido em disseminar as informações para que o maior número de mulheres tenha acesso ao benefício.
“É fundamental que todas as mulheres e meninas tenham acesso digno e igualitário a produtos de higiene menstrual, e estamos comprometidos em trabalhar, em conjunto com o governo federal e outras instâncias, para garantir que essa necessidade básica seja atendida para todas, sem exceção”, enfatiza a secretária.
Quem tem direito
Pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações:
– Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
– Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
– Estar em situação de rua.
Como retirar os absorventes gratuitos
– Apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS digital;
– Levar documento de identidade com foto e CPF.