Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, e o domingo, 12, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, na capital federal. O edital de chamamento público, da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), selecionou oito profissionais. A participação deles na edição tem o apoio do governo do Acre, por meio da Sete.
Respeitado pela qualidade do seu artesanato, o Acre será um dos protagonistas do salão, com a exposição de biojoias, colares, brincos e outros adornos.
“Temos muito orgulho dos nossos artesãos, pelo que eles representam para o Brasil e para o mundo. É uma determinação do governador Gladson Cameli que continuemos dando todas as condições necessárias para fortalecer o setor. E assim, vimos fazendo por meio do suporte com treinamentos, seminários, workshops com grandes especialistas na área, além do transporte e logística para grandes eventos”, destaca Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo.
Colar feito de madeira e outros componentes da Amazônia é uma das peças de alto valor agregado a ser exposto no Salão de Brasília. Foto: Alice Leão/Sete
A artesã Claudia Maria Barroso Moreira, da marca SanClau, é um dos destaques no estande do Acre, na área de colares, brincos e pulseiras. Ela ressalta que o aprimoramento constante oferecido pelos técnicos da Sete e do Sebrae, por exemplo, permitiu ao artesão acreano obter a profissionalização que lhe garante a alta qualidade dos seus produtos.
“Eu costumo dizer que o artesão acreano é enjoado. Ele é um dos mais antenados com as tendências do segmento, e isso se deve muito ao treinamento que todos, indistintamente, recebem dos técnicos da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo”, pontua Cláudia Mari
Peças produzidas por artesãos acreanos estarão no 17º Salão do Artesanato em Brasília. Foto: Alice Leão/Sete
A profissional, que tem uma microempresa com o marido, uma filha e um neto, hoje se prepara para produzir artigos para decoração e utilidades: “O mercado pede isso, que estejamos em constante atualização, algo que não temos do que reclamar da Coordenadoria de Empreendedorismo, da Sete, que nos dá todo o suporte necessário e imaginável”.
Cestos e baús confeccionados a partir de fibras de árvores da Amazônia dispostas na Casa do Artesanato Acreano. Peças são consideradas de excelência. Foto: Alice Leão/Sete
Além dela, participam também do 17º Salão do Artesanato de Brasília os artesãos José Rodrigues de Araújo, o ‘Dr. da Borracha’, Francisca Erlandia Claudino, Marcia Silva de Lima, Maria do Socorro da Silva Tavares, Maria José de Menezes Araújo e Maqueson da Silva.