Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sete municípios do Acre aderem ao Mais Médicos; veja quais são

mais-medicos-e1549489004929 (1)

Sete municípios do Acre aderiram ao Programa Mais Médicos, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 29. As cidades de Assis Brasil, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves e Sena Madureira pleitearam as oito vagas disponibilizadas para o estado.

O Ministério da Saúde publicou o resultado da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no 38º ciclo do programa. A adesão foi alta, com 92% dos municípios disponibilizados no último edital confirmando a participação. Das 1.277 regiões com vagas previstas, 1.177 enviaram a documentação necessária para a renovação total do quadro de profissionais.

Neste ciclo, das 2.231 vagas oferecidas, 89% foram confirmadas para receber médicos do programa. Dessas vagas, 25,6% estavam destinadas às regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza. A destinação dos postos foi definida com base em critérios de vulnerabilidade social, maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento de profissionais.

No caso do Acre, Assis Brasil aderiu à categoria de “Alta vulnerabilidade”. Já as cidades de Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Sena Madureira se inscreveram na categoria “Muito alta vulnerabilidade”. E Rio Branco na “Média vulnerabilidade”.

A próxima etapa do programa, prevista para iniciar em junho, será a inscrição dos médicos para a seleção. Podem participar dos editais profissionais brasileiros, intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuarão a ter preferência na seleção.

Sair da versão mobile