A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou, nesta quinta-feira, 2, o pagamento de uma bolsa alimentação de R$ 250 para alunos em situação de vulnerabilidade assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).
A medida é temporária e se dá em meio às greves dos servidores administrativos e professores, movimentos que levaram ao fechamento dos restaurantes universitários dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O pagamento das bolsas, que deve durar até o fim das greves, foi pactuado com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que se reuniu com a reitoria para reivindicar a assistência durante as paralisações.
Outra notícia positiva para os acadêmicos é a renovação de mais de mil bolsas estudantis para o mês de maio. A depender da continuidade da paralisação, a Ufac garantiu que as bolsas poderão ser renovadas outra vez.
O DCE comemorou a decisão. “Como é de conhecimento de todos, os assistentes sociais precisam avaliar a documentação dos candidatos, e esses e outros técnicos estão exercendo o direito legítimo de greve. Com a deflagração da greve dos professores e a suspensão do RU, após intensas negociações, garantimos a renovação”.
A greve dos servidores administrativos da Ufac completará dois meses na semana que vem. Já a dos professores foi deflagrada e iniciada nesta semana. Ambos os movimentos acontecem sem previsão para o fim.