O governador Gladson Cameli nomeou o médico e primeiro suplente de deputado federal Fábio Rueda, do União Brasil, como chefe da Representação do Acre em Brasília. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira, 22, do Diário Oficial do Estado (DOE).
Rueda passa a representar o governo do estado nas mesas de negociações em Brasília, acompanhando, por exemplo, a liberação de recursos e projetos de interesse do Acre.
No último dia 8 de maio, os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o projeto de lei de autoria do Executivo, que cria a Secretaria de Assuntos Federativos.
A nomeação de Rueda faz parte de um acordo entre o Progressistas, União Brasil e Partido Liberal, com vistas às eleições municipais de outubro deste ano.
Ao se filiar ao PL, em março, o prefeito de Rio Branco e pré-candidato à reeleição, Tião Bocalom, ganhou o apoio do União Brasil, que indicaria o vice. No entanto, uma reaproximação do prefeito com seu antigo partido, o PP, mudou o tabuleiro.
Após negociações, o PP passou de adversário para possível aliado de Bocalom nas eleições, com a indicação de Alysson Bestene como vice. Em troca, o União Brasil abriria mão da indicação para ganhar a nova Secretaria de Assuntos Federativos.