O ex-governador do Ceará Camilo Santana, hoje na Educação (MEC), pode ser o sétimo ministro de Lula (PT) a desembarcar no Acre, neste ano. A informação partiu do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana.
A possível visita do ministro ao estado deve acontecer no dia 20 de maio, para lançamento do Programa Pé-de-Meia, do governo federal.
A ação garante incentivos financeiros de até R$ 3 mil por ano a estudantes do Ensino Médio de colégios públicos, como forma de estimular a permanência na escola e a conclusão dos estudos.
As articulações para a visita de Santana estão sendo feitas por Jorge Viana e pelo ex-deputado federal Leo de Brito, que hoje assessora o ministro.
“Esse programa é um voto de confiança do presidente Lula na juventude, porque se a educação não for a maior das prioridades o Brasil não vai superar as dificuldades sociais e econômicas que tem hoje. A vinda do ministro Camilo, que vai fazer um programa com o governo do estado e prefeituras, é muito importante para a juventude do Acre”, afirmou o ex-governador.
Em 2024, o Acre já recebeu a visita de seis ministros. São eles:
– Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
– Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
– Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento;
– Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional;
– Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; e
– Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.