Faltando cinco meses para as eleições municipais, as alianças políticas começam a se afunilar. No Acre, quem ganhou a benção da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), partido do presidente Lula, foi o candidato do MDB, o ex-prefeito Marcus Alexandre.
A decisão foi tomada pelo PT, nessa segunda-feira, 6, em reunião da executiva nacional que definiu a posição do partido em 14 capitais nas eleições de 2024. Dentre elas, os únicos pré-candidatos de outros partidos que já tem confirmado o apoio de petistas são Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo, e Marcus Alexandre (MDB), em Rio Branco.
O apoio já era esperado, uma vez que o PT Acre já havia se posicionado sobre a possibilidade da aliança. Na capital acreana, o Partido dos Trabalhadores não terá candidatura própria.
Marcus Alexandre foi duas vezes prefeito de Rio Branco, pelo PT. O engenheiro civil se desfiliou no final de 2022, quando pediu um afastamento para assumir um cargo público no Tribunal Regional Eleitoral. Em 2024, Marcus vai disputar a sua quinta eleição, sendo esta, pela primeira vez, pelo Movimento Democrático Brasileiro.