Levar informação sobre a importância da saúde bucal, ensinar os cuidados e a importância da escovação em todas as idades . Esse é o objetivo Projeto “Feijó Sorrindo”, realizado em instituições de ensino rurais no interior do Acre.
A ação ocorreu na semana passada nas escolas rurais municipais Pedro Motta Leitão e Eugênia Moraes da Silveira e levou sorrisos mais saudáveis às crianças que assistiram a palestra educativa.
O projeto visa levar informação sobre a importância de se ter uma boa saúde bucal levando palestras e atividades educativas às comunidades. A atividade foi realizada pela dentista e pesquisadora da USP Thais Oliveira Fontanetti, e pelo advogado e gestor de projetos sustentáveis, André Fontanetti.
Essa foi a primeira edição do projeto, que vai continuar a ser realizado com o foco em conscientizar, sensibilizar e ensinar crianças de comunidades rurais do Acre. A iniciativa inclui palestras educativas que destacam práticas de higiene dental, prevenção de cáries e a manutenção de uma boa saúde bucal.
“Já participei de expedições com indígenas na Amazônia, em áreas remotas, mas nunca senti uma energia tão boa quanto a dessas crianças no município de Feijó”, afirmou a dentista Thais Fontanetti.
A coordenadora administrativa da Escola Pedro Motta Leitão, Liberdade Ferreira, falou da importância desse tipo de ação para a comunidade acadêmica.
“Trouxeram palestra educativa e distribuíram kits aos nossos alunos. É muito importante trazer informação aos nossos alunos, pois a escola abrange uma comunidade que tem dificuldade nesse tipo de conteúdo, então, só temos a agradecer em receber mais conhecimento sobre a saúde bucal”, disse.
As atividades do projeto foram impactando positivamente mais de 100 crianças do ensino fundamental, que receberam kis contendo pasta e escova de dente.
“Existe um número enorme de projetos de carbono bem intencionados cujo objetivo também é melhorar o bem-estar e a saúde da população, especialmente crianças, mulheres e idosos. Estamos começando a conhecer a realidade de cada comunidade para poder atender essa demanda e servir um número máximo de pessoas”, falou o advogado André Fontanetti, idealizador do projeto.
Os idealizadores do projeto já realizaram outras expedições odontológicas em áreas remotas da Amazônia com populações ribeirinhas e indígenas. A iniciativa contou ainda com apoio da Secretaria da Saúde de Feijó, por meio do coordenador de Programas, Francinelson Moraes, que oportunizou a realização da atividade.
A equipe planeja expandir as atividades para outras regiões do município de Feijó e continuar a contribuir para a melhoria das condições de saúde das comunidades locais.