De acordo com dados do boletim emitido pela Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), houve aumento considerável no consumo de energia elétrica em residências no Acre, de 27,4% em abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
O índice no Acre só perde para Roraima (+34,2%) e Amapá (+32,3%) naquele mês. O boletim também apresenta um aumento de 16,3% no consumo de energia elétrica comercial, na comparação com abril do ano passado.
Vale ressaltar que o consumo nacional de energia elétrica atingiu 47.338 GWh em abril de 2024, o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Conforme o estudo, um fator decisivo deste consumo foram as chuvas em grande parte do país. A alta taxa de consumo também foi resultado das temperaturas acima da média e ondas de calor, devido ao fenômeno climático El Niño.
Somado a isso, a elevação do número de consumidores, a melhora dos indicadores de emprego e renda também favoreceram o aumento do consumo no mês.
O relatório mostra ainda os dados de consumo de energia elétrica em residências no país. Os destaques são das regiões Norte (+19,4%), Nordeste (+12,8%) e Centro-Oeste (+12,6%).