O acreano Mack Willison Araújo de Oliveira, 42 anos, gestor ambiental, guia de turismo e especialista em ecoturismo, aventura e montanhismo, está concorrendo a uma vaga para uma expedição de escalada na Aconcágua, montanha na Argentina, a mais alta fora da Ásia. Ele pretende ser o primeiro acreano a escalar a montanha.
A Aconcágua é uma montanha localizada na província de Mendoza, departamento de Lãs Heras.
Com altitude de 6.962 metros acima do nível médio do mar, é a maior montanha das Américas e também de todo o hemisfério sul, sendo somente superado pelos gigantes do Himalaia, na Ásia central.
Mack trabalha como guia turístico em atividades ao ar livre, desde 2007, desbravando rotas pelo estado do Acre. Em 2010, ele viajou para Cusco, no Peru, onde se encantou pelas grandes montanhas da região, no entanto, a oportunidade de escalada surgiu um ano depois, em junho de 2011, na montanha Salkantay, que chega a 6.272 metros de altitude e foi um local venerado pela antiga civilização Inca.
O guia conta que toda a trajetória foi bastante desafiadora, ele possuía experiência com verticais, mas era a primeira alta montanha que escalava e o trajeto estava difícil devido a muita neve, vento e dificuldade em leitura do terreno, mas a experiência foi o ponto de partida para começar a se aprimorar como esportista nesse tipo de aventura.
“Estudei, comprei o melhor equipamento que pude, busquei os melhores guias de alta montanha da região e me capacitei para ser um ‘andinista’ e ainda ter a oportunidade de guiar pessoas aos pontos mais altos dos Andes. Assim o fiz e continuo fazendo, da melhor maneira possível, com todas as dificuldades que sempre surgem”, relata.
Para realizar o sonho de mais uma aventura, Mack está participando da Campanha Aconcágua, para concorrer a uma das vagas disponíveis. Os patrocinadores vão bancar quase 100% da expedição, e a equipe vai ter que arcar com o pagamento das permissões de escalada e deslocamento até a cidade de Mendoza, na Argentina. Os patrocinadores são: Deuter Brasil, Gear Tips Outdoor e Grajales Expeditions.
Para Mack, realizar a escalada ao Aconcágua é uma oportunidade única. Ele fala sobre como a chance para os profissionais do montanhismo e esportistas é um upgrade considerável, tendo em vista que não é uma montanha técnica em sua rota normal, e que todo o percurso demanda muito do indivíduo. Ele já tem 12 anos de experiência, esperando essa oportunidade, e agora espera mostrar que, na região Norte, o Acre será bem representado.
“Representar o bioma Amazônia, dizer que temos sim escaladores e montanhistas no Acre, além de tudo isso, mostrar que todos podemos realizar nossos sonhos…Só temos que persistir e acreditar!”, conclui o guia.