O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou a liberação do tráfego na ponte do Rio Tarauacá, na BR-364, após a conclusão das intervenções realizadas durante a noite de sexta-feira, 21, e a madrugada deste sábado, 22. A operação foi finalizada com sucesso, evitando a necessidade de interdição prevista para este final de semana.
A intervenção teve como objetivo a retirada de uma laje de transição de aproximadamente 20 toneladas, permitindo o prosseguimento das obras de instalação de pilares e estruturas, escavação das estacas e fundação da obra de prolongamento de 70 metros na cabeceira da ponte.
O superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, destacou a eficiência da operação e a colaboração da população local. “Terminamos em apenas um dia e já liberamos o tráfego na ponte neste sábado e domingo. A população da região, especialmente os motoristas, compreendeu a necessidade do fechamento temporário e não houve nenhuma manifestação de insatisfação no local. Somos gratos a todos indistintamente,” afirmou Araújo.
Com a conclusão desta etapa, a equipe do DNIT iniciará as armações da mesa de estrutura e da superestrutura da ponte. A expectativa é que 90% da obra esteja adiantada até o final de dezembro. A intervenção visa aumentar o vão da ponte em 70 metros, proporcionando mais segurança e estabilidade, prevenindo erosões na cabeceira e garantindo a estabilidade da ponte frente ao novo comportamento do rio Tarauacá, que tem avançado em direção a Rio Branco.